terça-feira, 20 de abril de 2010

Do livro para as Telonas


O filme
sinopse:
Carry White (Sissy Spacek) uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth (Piper Laurie), sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross (William Katt), seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson (Nancy Allen), uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio

elenco:
•Sissy Spacek (Carry White)
•Piper Laurie (Margaret White)
•Amy Irving (Sue Snell)
•William Katt (Tommy Ross)
•John Travolta (Billy Nolan)
•Nancy Allen (Chris Hargenson)
•Betty Buckley (Srta. Collins)
•P.J. Soles (Norma)
•Priscilla Pointer (Sra. Snell)
•Sydney Lassick (Sr. Fromm)
•Stefan Gierasch (Sr. Morton)
•Michael Talbott (Freddy)


Carrie (publicado em língua portuguesa como Carrie, a estranha) foi o primeiro romance do americano Stephen King, em 1974. King tem comentado que acha que esse livro é "cru" e "com um surpreendente poder de machucar e horrorizar". É um dos livros mais banidos nas escolas estadunidenses


O livro usa documentos ficionais, como um extrato de livro, notícias e transcritos, apenas para deixar mais real a história de Carietta "Carrie" White, uma garota adolescente de Chamberlain, no Maine. A mãe de Carrie, Margaret White, uma fanática cristã religiosa, tem uma vingativa e estranha personalidade, e, no passar dos anos, educou a jovem Carrie com uma varinha de aço e fazendo ameaças de condenação. O comportamento abusivo mental e emocional de Margaret, tem ocasionalmente se cruzado também com abuso psíquico.

Carrie não vai muito bem na sua escola, a Thomas Ewen High School, por ter se fechado em seu próprio mundo, em consequência das zombarias por parte de seus malvados colegas. No começo do livro, ela tem seu primeiro momento enquanto toma banho após uma aula. Carrie não sabe o que é menstruação, pois sua mãe nunca falou com ela a respeito disso, e ela se torna uma excluída por todas as partes da escola.

Essas coisas, de fato, nunca ocorreram com as colegas de classe de Carrie, e isso, obviamente, torna-se uma oportunidade para mais gozação. Lideradas por Chris Hargensen, uma garota rica e mimada, que tem um registro por gozar dos tímidos, eles atiram tampões e várias outras coisas nela. Quando a professora de ginástica, a senhorita Desjardin, chega à cena, ela primeiro repreende Carrie por sua estupidez, mas fica horrorizada quando percebe que Carrie não faz a mínima idéia do que houve com ela (menstruação). Ela ajuda Carrie a se limpar e depois explica tudo a ela. Carrie é liberada da escola pela diretora e então levada para casa, para que sua mãe fanática tome conta dela. Porém, sua mãe não mostra simpatia pelo primeiro encontro de Carrie com uma "mulher maldição", devido à sua crença religiosa.

A senhorita Desjardin, continua enraivecida com o incidente, e quer que todas as garotas que zombaram de Carrie (lideradas por Chris Hargensen) levem suspensão e sejam punidas, barradas de irem à grande festa que ocorrerá na escola. A diretora da escola acha que isso é ainda muito duro e instantaneamente mandam as garotas para a supervisão da rígida professora de ginástica, que as monitora com seus impiedosos olhos. Quando Chris Hargensen se nega a ir para a detenção, ela é suspensa e barrada de ir à festa. Ela tenta fazer com que o seu pai, um proeminente advogado local, intimide a diretora para que ela a deixe ir à festa. Nada adianta.

Carrie, então, descobre que tem poder de telecinese. Ela possui esse dom desde quando nasceu, mas controlou conscientemente para que isso desaparecesse após a sua infância. Entretanto, ela se lembra de incidentes em sua vida que podem ser atribuídos à telecinese, por exemplo, uma chuva de pedras em sua casa quando tinha apenas três anos. Carrie pratica os seus poderes em segredo, até obter total controle. Ela descobre também que ela é um tanto telepática, pelo menos o suficiente para perceber o que as pessoas pensam sobre ela. Nesse instante, ela descobre que a professora de ginástica mistura sentimentos de simpatia e repugnância sobre ela.

Por outro lado, Sue Snell, outra opular garota que, antes, também caçoou de Carrie, começa a sentir arrependimento por ter participado nas gozações de Carrie. Com a festa rapidamente chegando, Sue convence o seu namorado, Tommy Ross, um dos mais atraentes e populares garotos na escola, a chamar Carrie para a festa (Sue suspeita estar grávida de Tommy). Carrie é suspeita, mas aceita, e faz a sua própria roupa, um vestido vermelho de veludo. A mãe de Carrie ao ver a sua filha fazendo algo tão "carnal", no que se trata em uma festa de escola, revela bastante coisa sobre o seu passado enquanto explica o porquê. Ela acredita que o sexo, de certa forma, seja algo pecaminoso, mesmo depois do casamento. Ela também fica sabendo dos poderes telecinéticos de Carrie, o que considera uma forma de bruxaria, parece que isso aparece em cada terceira geração de sua família. Carrie, por outro lado, está cansada de ouvir que tudo é um pecado. Ela quer ter uma vida normal e enxerga a festa na escola como um começo.

Chris Hargenson, que continua furiosa com Carrie, inventa o seu próprio plano de vingança com o seu namorado, um cara chamado Billy Nolan. Billy, junto com outros amigos, dirige para uma fazenda, mata dois porcos e enche dois baldes com sangue de porco, e, invadindo o ginásio da escola, deixam os dois baldes de sangue amarrados com uma corda logo acima do palco. Chris então elege Carrie como sendo a rainha da festa. Já durante a festa, quando Carrie e Tommy vão até o palco, para serem coroados, Chris Hargensen puxa a corda, fazendo daquele momento o mais odioso em toda a vida de Carrie…

O plano de Chris é bem sucedido. Quandos um dos baldes cai, acerta Tommy na cabeça, fazendo-o desmaiar no palco. Mesmo assim, ele e Carrie estão ensopados de sangue de porco. Todo mundo que compareceu à festa, até mesmo alguns professores, começam a rir de Carrie. Como disse Sue: "Após todos esses anos rindo de Carrie, o que mais eu podia fazer?" Carrie, então, abandona o ginásio onde ocorre a festa em puro estado de humilhação e agonia, mas, por outro lado, ela lembra-se de seus poderes de telecinese e decide usá-lo como vingança. Inicialmente, Carrie "tranca" (pela telecinese) todas as portas do local, e vira uma grande mangueira de água para as garotas esnobes (que tiraram sarro dela) destruindo o vestido de todas elas e bagunçando seus cabelos. Carrie se lembra do equipamento elétrico do local e o sistema de PA. Carrie esquece os jatos de água e volta para o palco. Olhando para uma janela, ela testemunha a morte de dois estudantes e de um trabalhador da escola eletrocutados. Ela decide matar todo mundo, eventualmente causa uma morte em massa que destrói todo o Thomas Ewen High School, após trancar todos ali dentro.

No caminho para casa, ela queima todo o centro de Chamberlain. Um efeito colateral do dom de Carrie é "transmitir" telepatia; todos com certeza absoluta começam a se conscientizar de que o triste ocorrido na escola, as explosões e os fogos por toda a cidade foram causados por Carrie White, mesmo se eles não sabem quem é Carrie. Ela faz linhas de força quebrarem, estações de gás explodirem e outras cruéis formas de vingança na cidade. Ela, ainda mentalmente, mantém todas as portas da escola trancadas, ela também deixa alguns (e poucos) estudantes escaparem, pensando que pegará todos eles mais tarde.

Carrie retorna para casa e confronta com a sua mãe, que acredita que Carrie está possuída pelo Satã e a única maneira de salvá-la é matando-a. Revalando que Carrie foi a concepção de um estupro matrimonial, ela esfaqueia Carrie no ombro com uma faca de cozinha. Carrie mata a sua mãe, usando a telecinese para causar a sua parada cardíaca.

Bastante ferida, mas ainda viva, Carrie o local onde seu pai estava bêbado na noite em que ela foi concedida. Rapidamente, ao ver Chris Hargensen e Billy Nolan fugindo no carro, Carrie pega o controle do veículo e faz o carro bater, matando ambos. Sue Snell, que foi seguindo Carrie por sua transmissão telepática, encontra Carrie desmaiada no parque de estacionamento.

Carrie e Sue têm uma breve conversa telepática. Carrie acredita que Sue e Tommy fizeram travesuras com ela, mas Sue convida Carrie para entrar em sua mente. Acreditando que Sue é inocente e que nunca sentiu animosidade com ela, Carrie perdoa Sue e morre. No entanto, antes de morrer, Carrie causa um aborto em Sue, o que pode ser visto como um ato de vingança ou amizade. Por outro lado, Sue acredita que está finalmente tendo a sua menstruação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Template feito por Nathália Almeida, exclusivo para disponibilização no Single Themes. Não retire os créditos!