segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A autora e sua obra

Agatha Christie passou a infância e a adolescência num ambiente quase recluso, pois sua mãe se encarregou de dar-lhe formação cultural, proibindo-a de freqüentar escolas públicas. Tinha trinta anos quando conseguiu publicar seu livro de estréia, O misterioso caso de Styles (1921).
Agatha Christie criou dois personagens inesquecíveis: o detetive belga Hercule Poirot, com suas prodigiosas celulazinhas cinzentas no cérebro, e Miss Marple, uma solteirona simpática, observadora sagaz e tão cerebral quanto o detetive belga. Antes de morrer, em 12 de janeiro de 1976, cuidou também de preparar a despedida de Miss Marple; e voltou a mansão Styles, cenário de seu primeiro livro, para encerrar a carreira de Poirot em Cai o pano.

A autora britânica Agatha Christie foi uma das mais conhecidas escritoras no mundo por seus melhores romances policiais e histórias de suspense e mistério, entre todas as suas obras tiveram:
• 80 livros e histórias, em que apareceram:
o 39 livros e histórias: Hercule Poirot.
o 13 livros e histórias: Miss Marple.
o 6 livros e histórias: Arthur Hastings (com Hercule Poirot).
o 5 livros: Tommy e Tuppence.
o 2 livros e histórias: Parker Pyne.
o 2 livros: Superintendente Battle.
• 6 novelas de romance.
• 24 obras de teatro, dos quais:
o 12 foram feitas com base em seus livros.
o 4 foram representadas após a sua morte.
As obras de Agatha Christie do "Middle Period" (representando os anos de 1934 a 1946) são muitas vezes considerados como as melhores obras de Agatha Christie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Template feito por Nathália Almeida, exclusivo para disponibilização no Single Themes. Não retire os créditos!