segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

De quem é a culpa?

Para entendermos as problemáticas do Brasil atual devemos voltar um pouco mais na historia e nos focarmos em questões sócias e políticas. Os traficantes que vemos hoje foram as crianças e adolescentes que perderam familiares para uma politicagem onde a única lei é “matar primeiro, perguntar depois”.

Esses problemas não são de hoje, nem de 10 anos atrás, esses problemas vêem de muito antes, surgiram com a ditadura esse costume de marginalizar os menos favorecidos e super valorizar a burguesia. O costume veio com a ditadura, mas já estava enraizado em nossa cultura antes mesmo de nascermos, praticamente faz parte de nosso DNA cultural.

Agora que conceituamos historicamente de onde vem esta força repressora contra os pobres, principalmente negros podemos explicar o que anda acontecendo no cenario brasileiro e no mundo atual.

As pessoas que vivem à margem da sociedade quer seja por suas questões financeiras, que seja por questões sociais, elas buscam melhora de vida e muitas vezes, a solução encontrada por tais pessoas é o crime.

Entretanto não são todos que se convertem para esse lado, muitos trabalham dignamente e mesmo assim são vitimas da repressão e do abuso de poder exacerbado por parte do Estado, que pune, mata e humilha as pessoas de baixa renda, principalmente aquelas que vivem em comunidades carentes, em busca dos bandidos criados por ele mesmo, visto que o Estado e, ate mesmo, a população marginalizada, exclui e repele as pessoas carentes fazendo que elas não tenham modos de mudança de vida, não esquecendo também que o crime organizado, a bandidagem e o tráfico tanto de armas quanto de drogas muitas vezes é patrocinado pela própria burguesia que de seu gabinete político ou de sua mansão luxuosa manipula e cuida de uma rede de corrupção imensa.

Então cabe a nós perguntamos de quem é a culpa?

Buscamos de maneira incansável responder essa pergunta, sem sucesso, no entanto,pois é de costume publico por a culpa no “favelado” e esquecem que a culpa maior é nossa que criamos o “favelado”.

A sociedade diverge e discorda em muitos pontos, uma coisa característica e que temos ouvido muito nos tempos atuais é a frase profanada pelos políticos alegando que trabalham e lutam pela paz, paz esta que só convém à eles mesmos, visto que não pensam nos moradores das comunidades carentes que sentem-se oprimidos e sucumbem ao medo, pois a ação é generalizada e eles agem primeiro e perguntam depois que a tragédia já esta feita.

Então eu me pergunto, Eles levaram a paz para quem? E por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Template feito por Nathália Almeida, exclusivo para disponibilização no Single Themes. Não retire os créditos!